Vertigem: Tratamento – Como deve ser o planejamento do tratamento?

Categoria(s): Distúrbios do equilíbrio, Terapias complementares

Tratamento

giroscópio

O planejamento de qualquer tipo de tratamento depende inicialmente do diagnóstico completo da causa que está provocando a vertigem e do envolvimento funcional do labirinto e estruturas envolvidas. No estudo da vertigem estão envolvidos profissionais de várias áreas da saúde, como clínico geral, endocrinologista, cardiologista, reumatologista, ortopedista e principalmente o otorrinolaringologista. Na equipe da reabilitação, fazendo diagnóstico e tratamento existem psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.

O planejamento terapêutico passa pelo reconhecimento e entendimento de todos os mecanismos envolvidos no equilíbrio. Ou seja, uma reabilitação vestibular personalizada, não somente a retirada do fator que provocou a labirintite, mas o “re-ensino” do sistema vestibular.

Equilíbrio corporal – O equilíbrio corporal é resultado de um processo de aprendizado, que inicia-se na infância, ao engatinhar, procurar ficar em pé, etc. Este processo vai criando um padrão de referência, que estabiliza o campo visual e mantém a postura ereta, sob a coordenação do cerebelo. Em condições normais, a informação sensorial visual, proprioceptiva (fusos musculares) e vestibular harmoniosa corresponde ao padrão fisiológico normal identificado pelo sistema nervoso central, que desencadeia reflexos oculares (vestibulocular, optocinético, cérvico-ocular) e espinhais (vestibuloespinhal, vestibulocólico, cervicocólico, cérvico-espinhal) apropriados para a manutenção automática e inconciente do controle postural no meio ambiente.

Tags: , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: