Alimento funcional – O que é?

Categoria(s): Câncer, Cuidados alimentares, Dicionário, Distúrbios cardiocirculatórios, Terapias complementares

Alimentos funcionais


A ciência da nutrição progrediu da visão de preventiva de deficiência nutricional para promotora da saúde total com uma redução dos riscos de doenças. Essa transformação baseou-se nas diferenças marcantes sobre a menor incidência de câncer e doenças cardiovasculares nos países mediterrâneos e asiáticos em relação aos países do norte da Europa e América, atribuídas ao consumo de uma dieta composta por peixes, soja, azeite de oliva, vinho tinto, tomate e outros. Após vários estudos científicos, concluiu-se que não apenas a presença de determinados nutrientes eram responsáveis pelos afeitos beneficos á saúde, como também a existência de substâncias fitoquímicas. Assim, alguns autores passaram a classificar esses alimentos como funcionais.

Define alimentos funcionais, de maneira prática, como: alimentos naturais; alimentos com adição ou redução de componentes; alimentos com modificação de um ou mais componentes; alimentos com modificação da boidisponibilidade de um ou mais componentes; quaisquer combinações destas possibilidades.

Exemplos de alimentos funcionais: alho, chicória, cenoura, cebola, chá verde, cogumelo, aveia e cereais integrais frutas, psyllium, brócolis, laranja, agrião, castanhas, semente de linhaça, goiaba…

Tags: , , , , , , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: