Doença de Crohn – O que é?

Categoria(s): Dicionário, Distúrbios digestivos, Exames laboratoriais

Doença de CrohnA doença foi descrita pela primeira vez em 1932 pelo Dr. Burril B. Crohn, da cidade de Nova York, e é caracterizada por uma inflamação crônica que afeta a mucosa intestinal. Ocorre mais freqüentemente entre os 10 e 40 anos, atingindo igualmente homens e mulheres. A causa da doença é desconhecida, porém as teorias recentes incluem fatores genéticos, infecciosos e imunológicos. Fatores psicológicos são provavelmente primários, mas podem estar envolvidos com a doença.

Os pacientes com doença de Crohn comumente se apresentam com diarréia, dor no quadrante inferior direito do abdome com massa inflamatória, febre e perda de peso. Esses pacientes, geralmente são fumantes e têm ulcerações aftosas ou lineares discretas com áreas de inflamação descontínuas ou salteadas. Granulomas não caseosos vistos na histopatologia (figura abaixo) são encontrados em 30% desses pacientes. Os pacientes podem se apresentar com ulceração, estenose, formação de fístulas e abscesso intestinal. Manifestam-se, comumente, por diarréia, anemia, enterorragia e dor abdominal. O diagnóstico é clínico e pode ser confirmado por colonoscopia.

Teste laboratorial HLA B27 – O HLA B27 está presente em 50% dos pacientes com doença de Crohn e retocolite ulcerativa idiopática .

A causa mais comum de diarréia osmótica é a má-absorção de lactose por deficiência enzimática (lactase). A deficiência da lactase pode ser congênita ou secundária a infecção viral, giardíase, espru celíaco ou doença de Crohn.

Tags: , , , , , , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: