Exercício físico – Como a pessoa deve iniciar?

Categoria(s): Atividade física, Cuidados preventivos

Exercícios físicos

Apesar dos exercícios físicos serem importante para as pessoas, em especial aos idosos, a parte inicial de aquecimento e alongamento é fundamental para a sua boa prática. O exercício físico somente deve ser realizado quando a pessoa se sente fisicamente bem, deve ser individualizado, supervisionado e o ajuste do nível de intensidade da atividade depende das condições climáticas e ambientais.

Horário do exercício – Nunca deve-se praticar os exercícios físicos logo após as refeições, estas devem ser leve, pobre em proteínas e gorduras, dando preferência aos carbohidratos. Os exercícios devem ser iniciados após 02 horas da alimentação.

Tipo de vestimenta – As roupas devem ser largas, frescas, de material poroso e apropriado para a temperatura ambiente. Assim, sob a exposição ao sol utilizar roupas claras e boné ventilado. Nunca usar roupas de borracha ou plástico. O tipo de tenis deve ser orientado por um professor de educação física e não por um vendedor da loja de material esportivo.

Alongamento – O alongamento  deve ser realizado antes da atividade física, pois ajuda a prevenir lesões durante o exercício.

Aquecimento – A fase de aquecimento deve ser com a mesma atividade a ser realizada, com a metade da intensidade. Exemplo, se o objetivo é fazer uma corrida de rua, deve-se fazer um treinamento praticando uma corrida leve durante alguns minutos antes de iniciar a corrida propriamente dita.

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