Exercício físico – Como se preparar para sua prática?

Categoria(s): Atividade física, Distúrbios cardiocirculatórios, Distúrbios funcionais, Programas de saúde

Exercícios físicos

Quando se fala na prática de exercícios físicos, pensa-se nas academias de ginástica, com piscina, enorme quantidade de equipamentos de musculação, halteres, etc. Porém, devemos pensar que existem muitas atividades físicas, que quando praticadas regularmente, trazem enorme benefício para o organismo humano, tanto do ponto de vista físico, psíquico e social. A prática da dança de salão, aulas de canto, participações em corais são exemplos de atividades físicas que cumprem os objetivos prescritos pela Organização Mundial  de Saúde de assegurar as melhores condições físicas, psicológicas e sociais para as pessoas. Quando participamos nas aulas de canto e nos corais necessitamos de um bom preparo físico para permitir respirar e cantar sem perder o fôlego ou a nota musical.

IMPORTANTE – Antes de iniciar a prática de exercícios físicos toda pessoa deve fazer uma consulta cardiológica com realização de exames físicos, laboratoriais e específicos do sistema cardiovascular, como eletrocardiograma, teste ergométrico e exame radiológico do tórax. Através destes exames o médico cardiologista poderá prescrever o melhor exercícios para a pessoa.

Caso a pessoa já apresente problemas osteoarticulares a avaliação com um médico ortopedista ou reumatologista é muito importante antes do início da prática dos exercícios físicos.

Tags: ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: