Câncer de próstata – Como prevenir?

Categoria(s): Atuação Preventiva, Câncer, Cuidados alimentares, Terapias complementares

Prevenção

Seja qual for a doença, a prevenção sempre é o melhor remédio e no câncer não é diferente. Por isso, um diagnóstico precoce, uma dieta pobre em gordura, principalmente de origem animal, e rica em frutas, legumes e verduras parecem estar associados a uma diminuição no risco para esse tipo de câncer.

A raça também é considerada um fator que deve ser elevado em conta na prevenção do câncer de próstata. Aparentemente, essa diferença racial se dá pelo nível de testosterona circulante em cada raça. Porém, outros fatores que podem estar distribuídos de forma diferente nas raças podem ser responsáveis por essa diferença na distribuição desse tipo de câncer. De qualquer forma, homens da raça negra devem dar uma atenção especial para esse risco elevado e fazer os exames de detecção precoce rotineiramente.

Algumas substâncias têm sido apontadas como responsáveis por esse fator de proteção. Os estudos com Vitamina E, Vitamina D, Selênio e Licopeno (esse último presente nos tomates) na sua forma natural ou como suplementação dietética são os mais consistentes em demonstrar essa associação. Já o consumo elevado de zinco por muito tempo está relacionado com o câncer de próstata.

A QUEM CONSULTAR – Na prevenção do câncer de prostata é fundamental a consulta periódica com médico urologista, que através do toque retal pode avaliar as condições da próstata.

Tags: , , , , , , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: