Síndrome do Intestino Irritável (SII) – Como orientar a dieta?

Categoria(s): Alimentos funcionais, Dietas, Distúrbios digestivos

Tratamento dietético

Normalmente, os sintomas da SII acontecem logo depois da ingestão dos alimentos. Em média, 35% a 66% das pessoas que apresentam SII não toleram certos tipos de alimentos.

Sintoma de diarréia – Para avaliar se isto acontece com você, observe se a ingestão de um determinado alimento provoca diarréia. Anote o(s) alimento(s) ingerido(s) e o número de evacuações durante um período de tempo em que aconteça pelo menos dois episódios de diarréia. A ingestão de alimentos ricos em gordura causa alterações, aumentando os movimentos do intestino (peristaltismo). Alimentos ricos em frutose (açúcar presente em frutas) e sorbitol (açúcar presente em frutas e gomas de mascar) provocam aumento de gases.

Alguns exemplos produtos contidos nos alimentos:
Alimentos contendo frutose: frutas, como por exemplo a maçã, mel, sorvete, geléia, gelatina, pudim, biscoito e goma de mascar.
Alimentos contendo sorbitol: maçã, pêra, pêssego, ameixa, cereja, algas marinhas e bebidas fermentadas (cidra, por exemplo) e goma de mascar.
Alimentos ricos em gordura (banha, bacon, maionese e frituras), café (pelo efeito excitante e laxativo), frutas com alto teor de frutose e alimentos que contenham sorbitol não devem fazer parte da alimentação diária ou devem ser consumidos em pequenas quantidades.

leite e os derivados que contiverem lactose (queijo minas, requeijão);
• cafeína: chá preto, chá mate, chá verde, café, chocolate, coca;
• condimentos e especiarias: canela, pimenta, alho, cebola;
• frutas cítricas: laranja, limão, abacaxi, maracujá;
• alimentos muito gordurosos: frituras, amendoim, queijos amarelos;
• refrigerantes, bebidas alcoólicas;
• alimentos com glúten: pão, macarrão, bolo, biscoito;
• alimentos ricos em sacarose: açúcar, doces;
• algumas carnes, como a de porco.

Sintoma de gases – O leite pode causar aumento de gases nas pessoas que têm deficiência de lactase (enzima responsável pela quebra do açúcar do leite – a lactose). Nestes casos, pode-se fazer restrição de leites e derivados, como queijo e margarina, ou utilizar um leite com baixo teor de lactose, facilmente encontrado no mercado brasileiro.

Sintoma de constipação – Quando o sintoma freqüente da SII for a constipação (prisão de ventre), o aumento de fibras vegetais na dieta é benéfico, pois as fibras regulam o intestino e melhoram a constipação. As fibras estão presentes em frutas, legumes, verduras e também em medicamentos específicos. Para finalizar, se você tem SII, o ideal é fazer várias refeições ao dia, em pequenas quantidades, e de baixo teor calórico.

Probióticos – Para o tratamento alimentar, o uso dos probióticos (microorganismo que melhoram a microbioma intestinal) está indicado. Este pode ser feito sob a forma de suplementos (sachês ou cápsulas) ou ainda na forma de iogurtes.

Fibras – As fibras, presentes nas frutas, nos vegetais, nos cereais e na forma de suplementos podem ser usadas na dieta, porém após avaliação da tolerância individual.

Outros alimentos – Deve-se ainda aumentar ingestão de alimentos ricos em Ômega 3 como os peixes de água gelada, especialmente os mais fáceis para se encontrar como salmão e sardinha. O uso dos alimentos ricos em cálcio como os “leites” de soja fortificados e as fontes de magnésio ( tofu, soja, tomate) além de chá que auxiliam a eliminação dos gases (melissa, camomila) podem auxiliar o tratamento que é complementado com cuidados com o sono, hidratação, prática da atividade física e diminuição do estresse.

 

Tags: , , , , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: