Medicina Ayurvédica – Medicina tradicional hindu

Categoria(s): Terapias complementares

Medicina popular

A médica ayurvédica é uma abordagem terapêutica da medicina hindu que existe há mais de 5 mil anos e é considerada a ciência da saúde mais antiga. Seu fundamento é a busca do equilíbrio do corpo e da mente através de plantas medicinais, dietas, aromas e massagens com óleos, respeitando o tipo constitucional de cada pessoa.

ayurvedaExistem 3 humores biológicos ou doshas, o Vata, o Kapha e o Pitta.

O Vata (representada pelo ar) é seco, leve, frio, sutil, agitado e é sempre relacionado com a dor. As pessoas com esta contituição, via de regra, apresentam características como ansiedade, tremores, gases, prisão de ventre, tonteira, dores de cabeça, insônia. Essa pessoas, costumam ser magras, ombros estreitos, pele e cabelos secos. Sua alimentação deve ser energética, porém de fácil digestão.

O Kapha (representado pela água) é úmido, frio, pesado e está relacionado ao inchaço. A pessoa Kapha vive cansada, costuma ter um semblante pálido, apresenta calafrios, sonolência e tosse, obesidade e tem tendência à formação de catarro e muco nos pulmões. Têm excelente memória. Sua alimentação deve ser a base de grãos, raizes e frutas.

O Pitta (representado pelo fogo) e costuma sentir muita fome, sede, acidez gástrica, apresenta infecções e inflamações com facilidade. Tem sudorese abundante, tem apurado senso crítico e gosta de enfrentar desafios. Na sua alimentação deve conter vegetais crus e a carne deve ser utilizada com moderação.

O surgimento das doenças depende do desequilíbrio destes 3 elementos, e a cura, pelo seu equilíbrio.

Referência:

Site Ayruveda [on line]

ABRA – Associação Brasileira de Ayurveda [on line]

Tags: , , , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: