Leishmaniose – Quais os sintomas?

Categoria(s): Distúrbios da pele, Programas de saúde

Sintomatologia

Os principais sintomas são: febre durando vários dias, apatia e palidez. Em estágios mais avançados, a doença ataca o fígado e o baço, causando diarréia, problemas cardíacos e respiratórios. A leishmaniose é uma doença grave e, quando não é tratada devidamente, pode levar à morte.

Existem duas formas clínica da leishmaniose: a forma  cutânea e a forma visceral.

Leishmaniose Tegumentar ou Cutânea – Infecção cutânea ou cutânea-mucosa, localizada nas células do sistema retículo-endotelial (macrófagos do sistema de defesa do organismo humano), de tegumento, caracterizada por lesões nodulares ulcerativas, que dá origem a úlceras com fundo granuloso e avermelhado.

Leishmaniose Visceral – Infecção do sistema retículo-endotelial que se localiza sobretudo no baço, fígado e medula óssea, provocando aumento das vísceras. conhecida também como calazar. Acomete principalmente as populações rurais, mas está em fase de franca urbanização.

As complicações infecciosas e as hemorragias são os principais fatores de risco para a morte na LV. A identificação precoce dos pacientes que poderão evoluir mal é de fundamental importância para se reduzir a letalidade por meio da instituição de medidas terapêuticas e profiláticas.

Tags:

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: