Glossite – O que é?

Categoria(s): Cuidados higiênicos, Distúrbios digestivos

Glossite é a inflamação da língua. A saliva, produzida de forma imperceptível, pelas glândulas submandibulares e sublinguais: líquido sem cor, cheiro ou sabor, com funções de limpeza e proteção de toda cavidade bucal. Sua ação bactericida é favorecida por enzimas como a lisozima, que destrói as bactérias nocivas evitando o aparecimento de cáries e infecções periodontais e inflamações da língua.

Os principais sintomas da glossite são: dificuldade de engolir, falar e mastigar; inchaço da língua; mudança na cor da língua, onde ela geralmente fica vermelhada e bem escura; língua dolorida e sensível.

Os principais fatores que causam a glossite são: produção de pouca saliva, anemias, carência de vitaminas, exposição ao cigarro, álcool, pimenta e alimentos quentes; alergia a pasta de dente, plásticos nas dentaduras, medicamentos que provocam diminuição da saliva e piercing na língua.

Uma forma diferenciada de alteração da língua é a chamada macroglossia que é uma língua grande, causando dificuldade de mantê-la no interior da cavidade bucal que pode ser encontrada nos pacientes portadores de Síndrome de Down e hipotireoidismo.

Tags: , , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: