Iatrogenia – Qual o papel dos medicamentos?

Categoria(s): Distúrbios Iatrogênicos, Medicamentos

Cuidados

remediosO aparecimento de novas doenças, como a SIDA, o crescimento de forma epidêmica de outras (obesidade, diabetes, doença cardiovascular), o aumento da expectativa de vida e o lançamento de novas drogas aumentaram a prescrição médica e a procura pelos medicamentos. Mas, os principais motivos do consumo exagerado são a automedicação, a promoção dos medicamentos dirigida aos médicos e a publicidade voltada à população.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que metade medicamentos consumidos no mundo é usada de forma incorreta, gerando sérias conseqüências como reações adversas, resistência bactériana, piora da doença e até a morte. Prova disto, o estudo realizado pelo Committee on Quality of Health Care in America revelaram que mais de 7 mil pacientes morreram em decorrência dos erros de medicação.

O Brasil é o 9º país do mundo em consumo de medicamentos per capita. Este mercado movimenta no país 10 bilhões de dólares por ano.

Infelizmente as falhas foram detectadas em todas as etapas, da prescrição médica (que engloba a escolha correta da dose, prescrições sem levar em conta as condições especiais dos pacientes, nomes confusos, concentração e cálculos errados dos fármacos), até a administração, distribuição e dispensação inadequada por parte de pessoas que não possuem habilitação para isso.

O médico deve ter a conciência que tratar todas as doenças já na primeira consulta é arriscado. É preciso priorizar os tratamentos e se manter informado sobre as possíveis interações dos medicamentos que vai receitar. Cada remédio que se acrescenta ao paciente aumenta em 10% a chance de interações indesejáveis.

Tags: , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: