Arquivo de 1/set/2009

Tumor do intestino – Quais os tipos de operação são indicadas?

Categoria(s): Câncer, Distúrbios digestivos


Tratamento

a) Nos casos de tumores benignos não cancerosos, basta remover o tumor, na sua base;
b) quando possível, o tumor maligno deve ser removido juntamente com uma grande porção do intestino, acima e abaixo da área cancerosa. As extremidades do intestino normal são juntadas uma à outra, em cima e embaixo. Se a passagem não puder ser restabelecida faz-se uma abertura (colostomia) na parede abdominal. O objetivo principal da cirurgia é remover o tumor todo, embora isso possa requerer colostomia permanente.

Tags: ,


Veja Também:

Comentários     Envio por Email Envio por Email


Colostomia – O que é?

Categoria(s): Dicionário, Distúrbios digestivos, Tratamento cirúrgico


Dicionário

  • Colostomia é a porção do intestino exteriorizada através da parede abdominal. A colostomia faz com que uma parte do intestino fique exposta no abdome, como uma boca (estoma). Esta abertura será o local por onde sairão às fezes que, por sua vez, serão armazenadas em uma bolsa coletora.
  • Estoma é uma abertura feita cirurgicamente no abdome, por onde o conteúdo dos intestinos será expelido e coletado para uma bolsa externa.
  • Este procedimento é realizado no centro cirúrgico por um médico cirurgia geral ou por um médico cirurgião gastroenterologista

Qual o aspecto normal da colostomia?

  • A colostomia é constituída da mucosa normal do intestino grosso, assim o aspecto normal, saudável, é de cor vermelho vivo, úmido e brilhante, devido a presença do muco intestinal, semelhante à mucosa da boca (parte interna).
  • Nos primeiros dias após a cirurgia o estoma pode ficar edemaciado (inchado). Aos poucos o edema regride.
  • A pele ao redor do estoma (chamada de pele periestomal) deve estar lisa, sem lesões ou ferimentos.

Existem vários serviços oficiais e particulares de apoio aos ostomizados. Veja no site da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) informações a este respeito.

Tags: ,


Veja Também:

Comentários     Envio por Email Envio por Email


Colostomia – Quando é indicada?

Categoria(s): Distúrbios digestivos, Equipamentos, Tratamento cirúrgico


Tratamento

  • A colostomia é indicada, principalmente para descomprimir, drenar, aliviar tensões de anastomoses intestinais (união de parte do intestino com outra região do intestino) e proteger suturas de um orgão danificado, no caso o intestino grosso. Assim, no caso dos estomas intestinais (colostomias, ileostomias), eles, geralmente, são realizados para evitar que as fezes passem pelo local operado antes da cicatrização completa, evitando-se infecções nos pontos de sutura.
  • Tags: ,


    Veja Também:

    Comments (1)     Envio por Email Envio por Email


    Page 1 of 3123