Colostomia – Como cuidar da bolsa de colostomia?

Categoria(s): Distúrbios digestivos, Tratamento cirúrgico

Esclarecimentos

Para os colostomizados a reclusão em casa, longe do convívio com pessoas conhecidas e familiares é a principal razão para a depressão e o rápido declínio cognitivo. Para uma boa adaptação física, mental, emocional, psicológica, social e profissional é imprescindível que o paciente esteja bem informado e conte com o apoio dos seus familiares e amigos. Sobretudo receba a ajuda de profissionais de saúde especializados, chamados de estomaterapeutas. Os estomaterapeutas são profissionais da área de enfermagem com especialização reconhecida em escola superior.

Veja informações sobre os cursos de estomaterapeutas no site da Associação Brasileira de Estomoterapia – http://www.sobest.org.br/ [on line]

Como cuidar da bolsa de colostomia?

  • A bolsa de colostomia deve ser preparada para o uso medindo-se o orifício da colostomia e recortando a “boca” da bolsa no tamanho ideal. Deve-se sempre utilizar o dispositivo indicado, nunca proceder adaptações. O dispositivo deve ser bem fixado impedindo o contato das fezes com a pele ao redor do estoma, evitando-se assim dermatite.

Como conseguir uma vedação segura?

  • A vedação segura é conseguida deixando-se, no mínimo, dois centímetros de resina sintética entre o estoma e a flange.

Quantas vezes devemos trocar a bolsa?

Nas colostomias, o sistema deve ser trocado a cada quatro ou cinco dias. Nas ileostomias e urostomias o sistema deve ser trocado a cada dois ou três dias. O sistema deve ser trocado antes deste período quando apresentar vazamentos.

Quando devemos trocar o dispositivo?

  • A troca do dispositivo deverá ser efetuada quando ocorrer infiltração do conteúdo. Deve-se evitar as trocas desnecessárias; geralmente o sistema de duas peças tem duração de até sete dias, e o sistema de uma peça três dias.

Quando esvaziar a bolsa?

  • A bolsa deve ser esvaziada sempre que o contéudo atingir um terço de sua capacidade. Isto evita o peso excessivo da bolsa e reduz o risco de descolamento da placa.

Tags: , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: