Pielonefrite aguda – Como tratar?

Categoria(s): Infectologia

Tratamento

Considerando-se a gravidade da infecção, com o risco de óbito por septicemia o médico deve inicialmente administrar um antibótico de amplo expectro até que o resultado da cultura da urina e o teste de antiobióticos fiquem prontos. A utilização de uma fluoroquinolona deve ser o antibiótico de escolha inicial, devido à sua atividade contra Escherichia coli, o agente mais comum causando pielonefrite aguda.

Pielonefrite aguda for adquirida fora do ambiente hospitalar, dita infecção comunitária, cujo tratamento é ambulatorial: deve ser tratada por 14 dias. As drogas indicadas pela Comissão de Uso e Controle de Antimicrobianos do HCRP são: norfloxacin; cefuroxima e gentamicina.

Pielonefrite aguda grave deve ter tratamento hospitalar: a internação está indicada para pacientes com febre, toxemia e queda do estado geral, e o tratamento deve durar 14 dias. Deve ser iniciado por via intravenosa e, quando houver melhora do estado geral, transferido para via oral.

Nos pacientes que apresentam pienonefrite quando da internação para outros procedimentos, cada caso deve ser estudo em separado, com análise criteriosa do quadro clinico (p.ex. utilização de sonda vesical) e escolha do antibiótico sob orientação da comissão de infecção hospitalar.

Tags: , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: