Arquivo de 29/nov/2009

Estomatite cremosa – O que é?

Categoria(s): Cuidados preventivos, Dicionário, Infecções fúngicas, Infectologia


Estomatite cremosa
A estomatite cremosa, conhecida vulgarmente por sapinho, é uma lesão causada por um fungo do gênero da Candida, comumente observada na mucosa da boca de lactentes e na mucosa vaginal de gestantes. As lesões são constituídas por placas esbranquiçadas, circulares ou ovais, isoladas ou confluentes que podem comprometer toda a extensão da superfície das mucosas acometidas, recobrindo-as com “manto” esbranquiçado. As lesões podem localizar-se no palato, faringe, laringe, língua ou comissuras labiais (queilite angular). Este tipo de fungo oportunista, surge causando doença nas mucosas de pessoas imunodeprimidas, sob uso de quimioterapia anti-câncer, anti-doenças imunológicas e nos diabéticos descontrolados.

Algumas pessoas desnutridas e com deficiência vitamínica podem apresentar este tipo de infecção oportunista pelo fungo.

Tratamento – O tratamento é com anti-micóticos via oral e local, assim como melhorar o estado nutricional e o controle dos diabéticos.

A QUEM CONSULTAR – O tratamento deste tipo de infecção pode ser feito por médicos clínicos gerais e médicos que estejam conduzindo o caso, como endocrinologistas, reumatologistas e oncologistas.

Tags: , , , , ,


Veja Também:

Comentários     Envio por Email Envio por Email