Colesterol alto – O que são ácidos graxos saturados?

Categoria(s): Cuidados alimentares, Distúrbios cardiocirculatórios, Distúrbios metabólicos

Dicionário

Ácidos graxos saturados

Os ácidos graxos saturados constituem a principal causa alimentar de elevação do colesterol do plasma. A sua ingestão deve ser reduzida, o que é conseguido diminuindo-se o uso de gorduras de origem animal (carnes, leite e derivados), da polpa de coco e de óleos de dendê ou banha de coco. Os ácidos graxos trans estão presentes na gordura vegetal hidrogenada, nos biscoitos e bolachas com recheios e coberturas cremosas. Têm ação mais deletéria sobre o perfil lipídico do que as gorduras saturadas, uma vez que levam a aumento do LDL-colesterol e dos triglicérides, acompanhados de redução dos níveis do HDL-c.

Ácidos graxos saturados de cadeia curta – Os ácidos graxos saturados de cadeia curta (<C10:0) como o ácido cáprico, encontrado na carne bovina, na manteiga e no coco, e o ácido esteárico (C18:0) presente na gordura animal, na manteiga, no coco e gorduras hidrogenadas NÃO ELEVAM o colesterol. O ácido láurico (C12:0), encontrado no óleo de coco, o ácido mirístico (C14:0), encontrado em gorduras animais, óleo de coco, leite e seus derivados; o ácido palmítico (C16:0), encontrado nas gorduras animais e no óleo de dendê, ELEVAM o colesterol e são causadores de aterosclerose.

Um dos mecanismos propostos para a ação dos ácidos graxos saturados é a redução do número de receptores hepáticos a LDL-Colesterol (receptores B-E), o que pode diminuir a remoção deste colesterol da corrente sanguínea.

Tags: , , , , , , , , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: