Insolação – O que é?

Categoria(s): Atividade física, Distúrbios metabólicos, Emergências

Dicionário

A água corresponde a cerca de dois têrços do peso corpóreo, sendo que apenas 8% do total se encontram na corrente sanguínea. No entanto, apesar de ser um volume relativamente pequeno, é muito importante mantê-lo constate para o bom funcionamento do corpo.

O verão de 2003 na Europa foi uma grande lição para todos. Lá, mais de 35 mil pessoas morreram por causa do calor. Com a chegada do verão é preciso ficar atento aos idosos. A desidratação (freqüente neste período) é a perda excessiva de água do organismo, provocando também a perda de sais minerais e orgânicos. O sol e o calor faz com que o corpo crie mecanismos de troca térmica entre a pele e o ar, mas a partir de uma certa temperatura (em torno dos 25º) o corpo começa a transpirar e, consequentemente, a perder mais água. A falta de ventilação, a alta umidade relativa do ar e o vestuário inadequado são algumas das causas que podem levar a transpiração. Assim, as pessoas que ficam expostas ao sol quente por um longo período de tempo pode acabar sofrendo de insolação, que é a desidratação provocada pela exposição ao sol quente.

O corpo se resfia de três maneiras: produzindo suor que evapora e refresca a pele, dilatando os capilares da pele, levando mais sangue para a superfície cutânea, onde perde calor e respirando intensamente, refrescando o pulmão.

Tags: , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: