Cisto de Bartholin – O que é?

Categoria(s): Distúrbios urogenitais, Sexualidade e DST, Tratamento cirúrgico

Os cistos de Bartholin são relativamente comuns, ocorrem em qualquer idade e são resultantes da obstrução do ducto de Bartholin, geralmente por uma infecção precedente. Esses cistos podem se tornar grandes e alcançar até 5 cm de diâmetro, produzindo dor e desconforto local.

Diagnóstico – O diagnóstico é realizado pelo exame local e coleta do material para estudo bacteriscópico e cultura com antibiograma.

Tratamento – O tramento deverá ser feito com antibiótico específico para o agente diagnósticado na cultura do material extraido do cisto. Os cisto são retirados cirurgicamente (excisados) ou mantidos permanentemente abertos (marsupialização) até se processe a cura.

Glândulas de Bartholin ou glândulas vestibular mais grandes são duas glândulas localizadas ligeiramente abaixo e do esquerdo e direito da abertura da vagina. Secreta muco que favorece a lubrificação da vagina.
A infecção aguda da glândula de Bartholin por agente como estafilococos ou gonococos produz uma adenite (Bartolinite) e pode dar origem a um abscesso da glândula.

Tags: ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: