Fasciíte plantar – O que é?

Categoria(s): Distúrbios Inflamatórios, Distúrbios osteoarticulares

Dicionário

A fasciíte plantar é uma doença comum em indivíduos entre 40 e 60 anos, pode iniciar de forma insidiosa ou agudamente após trauma local ou uso excessivo do calcanhar (atletas, longas caminhadas), sapatos inapropriados ou não apresentar causa específica (idiopática).

esporãoOs pacientes apresentam dor na área plantar do calcâneo, pior pela manhã ao colocar o pé no chão, sendo mais severa durante os primeiros passos, com melhora posterior e piora no final do dia. A dor é descrita como uma queimação, profunda, ocasionalmente lancinante e é o resultado de alterações degenerativas na origem da fáscia plantar e da periostite por tração do tubérculo medial do calcâneo (ver figura anatômica). Com o passar do tempo e com o estresse repetitivo podem ocorrer microtraumas na origem da fáscia, gerando um processo inflamatório local, e posteriormente a imagem radiológica de um”esporão” .

O tratamento recomendado é relativo, diminuição de atividades que produzam estresse sobre o calcanhar, utilização de palmilhas e órteses, antiinflamatórios não hormonais.

péReferências

1. Hoppenfeld S – Exame do pé e tornozelo. In: Propedêutica ortopédica. São Paulo, Atheneu, 1996. p. 207-248.

2. Pinals RS – Traumatic arthritis and allied conditions. In: Koopman WJ. Arthritis and allied conditions. A textbook of rheumatology. 13th ed, Pensylvania, Williams and Wilkins, 1993.p.1767-1771.

3. Araujo NC; Fermandes JA – Reumatismos de partes moles – II. Membros inferiores. Elementos Básicos de Diagnóstico. Temas de Reumatologia Clínica Junho2003;v.4(2):38-42.

Veja mais –  Esporão do calcâneo – Dúvidas e respostas.

Tags: ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: