Endocardite da valva aórtica – O que é?

Categoria(s): Bacilo, Distúrbios cardiocirculatórios, Infectologia

Dicionário


vegetação aórtica

A endocardite da valva aórtica é um infecção bacteriana gravíssima que acomete a valva aórtica provocando a formação de vegetações constituídas por colônias de bactérias e células inflamatórias. A endocardite provoca a destruição da valva causando no pacientes sintomas de toxêmia e insuficiência cardíaca. Os achados clássicos da insuficiência aórtica aguda é o sopro diastólico na borda estenal esquerda, com curta duração e baixa intensidade.

Hemodinâmica – Nos pacientes com insuficiência aórtica aguda, a pressão diastólica final do ventrículo esquerdo é marcadamente elevada, como resultado do grande volume que volta ao ventrículo pequeno e não-complacente. E as pressões na diástole final, dentro da aorta e do ventrículo esquerdo são praticamente iguais.

Diagnóstico – O quadro infeccioso deve ser diagnosticado com o isolamento do agente causador através da cultura de cinco amostras de sangue, em tempos diferentes (hemocutura), e teste de sensibilidade ao antibiótico. Além do quadro clínico, a ecodopplercardiografia transtorácica permite caracterizar e quantificar a lesão da valva aórtica (vegetação na valva), dispensando os procedimentos cardiológicos de risco com estudo hemodinâmico ou caro com a tomogafia computadoriza do tórax. Se a ecodopplercardiografia transtorácica não elucidar o diagnóstico, a transesofágica deve ser realizada.

Tratamento – O tratamento inicial da endocardite é com antibioticoterapia de amplo espectro, enquanto se aguarda a cultura do sangue colhido do paciente, com detecção do gere causador e o antibiótico ideal. A insuficiência aórtica aguda é tratada com reposição valvar cirúrgica imediatamente, sob o risco do paciente apresentar choque cardiogênio e toxêmico.

Veja – Insuficiência aórtica

Legenda – AoV – Valva aórtica, Veg – vegetação

Referências:

Dervan J, Goldberg S – Acute aortic regurgitation: pathophysilogy and management. Cardiovasc Clin 1986;16:281-288.

Vlessis AA, Hovaguimian H, Jaggers J, Ahmad A, Starr A – Infective endocarditis: tem-year review of medical and surgical therapy. Ann Thorac Surg 1996;61:1217-1222.

Tags: , , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: