Glomerulite por IgA – O que é?

Categoria(s): Distúrbios imunológicos, Distúrbios renais

Glomerulite por IgA

Nefropatia por depósito de imunoglobulina A (IgA) é a mais comum forma de glomerulopatia primária, resultado da deposição de IgA na região mesangial, e manifestada por proliferação da matriz mesangial e proliferação de células mesangiais. A nefropatia por IgA não foi reconhecida como uma causa de doença de glomerular até os recentes 1960, quando foram desenvolvidas técnicas de biópsia sofisticadas que poderia identificar os depósitos de IgA no mesângio glomerular.

Sintomatologia – O sintoma mais comum da nefropatia por IgA é a hematúria, 1 a 2 dias após uma infecção respiratória, mas é freqüentemente uma doença silenciosa que pode passar assintomática (hematúria microscópica e/ou proteinúria) por muitos anos. A natureza silenciosa da doença torna difícil determinar quantas são as pessoas que estão afetadas pela nefropatia por IgA, e enquanto testes médicos específicos forem o único modo para se descobrir o comprometimento. Parece afetar os homens mais do que as mulheres. Embora a nefropatia seja detectada em todas as faixas etárias, as pessoas jovens raramente exibem sinais de insuficiência renal porque a doença normalmente leva vários anos para progredir à fase de nefropatia crônica. 1/3 dos portadores talvez atinjam esta fase. Costuma recorrer após o transplante renal.

Tratamento – Estudos estão sendo desenvolvidos na tentativa de se descobrir por que são formados estes depósitos de IgA, nos glomérulos e se suplementos dietéticos como o óleo de peixe (omega3) podem inibir inflamação induzida pela IgA.

Tags: , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: