Mancha avermelhada no pescoço – O que pode ser?

Categoria(s): Cuidados preventivos, Distúrbios da pele

Interpretação clínica

    Poiquilodermia de Civatte

     

    O caso da figura ao lado sugere a poiquilodermia de Civatte que é uma condição caracterizada por aumento da pigmentação da pele (hiperpigmentação), aparecimento de pequenas veias superficiais (telangiectasia) e atrofia da pele que acomete predominantemente o pescoço e a face de forma simétrica, que acomete os adultos. A região do queixo é poupanda.

    Causa – A sua ocorrência é associada à predisposição genética, à exposição cumulativa ao sol, ao processo de envelhecimento, à hipersensibilidade de contato e a fatores hormonais.

    Tratamento – Os tratamentos atualmente preconizados baseiam-se na utilização de sistemas de luzes que atuam através do princípio da fototermólise seletiva, isto é, dano térmico confinado a alvos específicos no tecido. Estudos clínicos mostram bons resultados no tratamento da poiquilodermia de Civatte com a luz intensa pulsada.
    Prevenção – Pode ser previnir o aparecimento destas manchas com o uso de filtro solar deproteção 50 ou mais e evitar a exposição nos períodos mais ensolarados do dia, especialmente as pessoas de pele clara e que tenham familiares que já apresentaram esta doença (fator genético)

Tags: , , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: