Fósforo – Qual seu papel no organismo?

Categoria(s): Terapia antioxidante

Terapia antioxidante

Característica do íon fósforo

O fósforo está  presente em todas as células do organismo, e envolvido em praticamente todas as reações químicas fisiológicas.
O fósforo é necessário para uma boa estrutura óssea e dentes normais, porém o cálcio e o fósforo devem estar bem equilibrados, na razão de dois por um (o dobro de cálcio) para que ambos funcionem perfeitamente

Terapia : Indicação, apresentação e dosagem:
– a farinha de osso é uma ótima fonte natural de fósforo. (verifique se foi adicionada vitamina D para favorecer sua absorção e se ela não contém chumbo).
– dose recomendada para adultos: 300 à 1200mg. Sendo a mais alta para mulheres grávidas e em período de amamentação.

Fontes naturais – Frutas cítricas, melão, tomate, agrião, todas as verduras, folhas de hortelã, sementes de girassol, banana, batata, peixes, aves, carnes, grãos integrais, ovos e nozes.

Inimigos do fósforo – ferro em excesso, alumínio e magnésio podem tirar a eficácia do fósforo.

Orientações higieno-dietéticas:

Quando a pessoa ingere fósforo em demasia, o equilíbrio mineral é comprometido e as reservas de cálcio é reduzido. Nossas dietas são geralmente ricas em fósforo porque ele está presente em quase todos os alimentos naturais. É por esta razão que carências de cálcio são freqüentes. Previna-se em relação a este fato alimentando-se de acordo com suas necessidades.

Dicas – Se você já passou dos 40, deve diminuir o seu consumo semanal de carne, comer mais verduras e tomar leite, já que depois dessa idade os rins não ajudam eliminar o excesso de fósforo, o que também contribui para esgotar o cálcio. Deve-se saber quais os alimentos em que o fosfato foi usado como conservante e levar isso em conta quando for avaliar sua ingestão de fósforo.

Tags: , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: