Pericárdio – O que é?

Categoria(s): Dicionário, Distúrbios cardiocirculatórios

Dicionário

pericárdioO pericárdio é como um saco plástico incolor envolvendo o coração. É constituído de uma dupla membrana de tecido fibroso que envolve o coração. A camada externa, chamada de pericárdio parietal, é constituído por uma camada densa de feixes colagenos. A camada interna é formada por uma membrana serosa, pericárdio visceral. Entre estas duas camadas existe uma cavidade virtual, a cavidade do pericárdio, com uma quantidade de líquido apenas o suficiente para umedece-las, o líquido pericárdico.

Função do pericárdio

Demonstrou-se que a remoção de camadas pericárdicas, em pacientes que apresentam uma doença conhecida como pericardite constritiva, não acompanha de incapacidade reconhecível, por tanto, sugere-se que o pericárdio não é essencial para a vida.

O pericárdio apresenta certas funções protetoras. Por exemplo, a insuficiência mitral ou tricúspide piora mais rapidamente nos corações sem pericárdio e o edema pulmonar aparece mais facilmente.

O pericárdio ajuda o coração a ocupar a posição funcional ideal, protegendo os pulmões do traumatismo causado pelos batimentos cardíacos.

Referências:

Shabetai R, Mangiardi L, Bhargava V, Rossa J Jr, Higgins CB – The pericardium and cardíac function. Prog Cardiovasc Dis. 1979;22:107.

Holt PJ – The normal pericardium. Am J Cardiol,1970;26:455.

Didio LJA – Anatomia aplicada do pericardio humano. Arq Bras Cardiol., 1985;44(6):373-376.

Tags: , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: