Homeopatia – A arte de curar pelo semelhante

Categoria(s): Especialidades Médicas

Especialidades médicas

Os princípios homeopáticos foram determinados por Samuel Hahnemann no final do século XVIII, e foram baseados na cura pelo semelhante  – Lei da semelhança -(Similia Similibus Curantur), isto é, uma substância capaz de produzir determinada alteração funcional e anatômica em um indivíduo saudável,resultando em uma doença, teria a capacidade de curar esta alteração, quando dada em doses pequenas. Os medicamentos homeopáticos são então obtidos de produtos naturais diluídos e dinamizados (agitados fortemente entre cada diluição).

A homeopatia como as outras terapias compomentes da Medicina Biológica, é de cunho vitalista, isto é: suas concepções e observações são baseadas na existência e transformações da nossa Energia Vital, energia estas que dá origme à vida em si própria e rege todos os fenômenos e funcionamento do nosso organismo. Assim, Samuel Hahnemann em 1779 após formar-se em Medicina dedicou os estudos dos fenômenos vitais instituidos por Hipócrates, o princípio a Similia Similibus Curantur de Paracelso e, a alma como causa da vida de Platão. Mas, foi estudando a Matéria Médica de Cullen, em 1790 que resolveu testar em si próprio as propriedades da China officinalis (retirada da casca de arbustos chamados Rubiáceas), indicada para curar febre por ser capaz de produzir febre. A cada dose ingerida um acesso de febre intermitente o assaltava. Este fato o impressionou de tal forma, que começou a registrar observações sobre o efeito das substâncias no corpo de outras pessoas, como continuou a fazer experiências no próprio corpo com diferentes medicamentos.

Em 1810 publicou seu livro mestre, chamado “O Organon da Ciência Médica Racional” , que foi aperfeiçoado em 1819, mudando o nome para “O Organon da Arte de Curar”. Estava assim criada a Homeopatia !

No Brasil, se fala em Homeopatia desde 1818 porém, só em 1840, através do Dr. Bento Mure, médico francês, é que se iniciou sua propagação no Rio de Janeiro. Em 1843 fundou-se o Instituto Homeopático do Brasil. Porém, só em 1980, é que a Homeopatia foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e, em 1990, passou a constar do Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira.

Veja nos links abaixos mais informações a respeito da homeopatia

Associação Médica Homeopática Brasileira [on line]

BVS Homeopatia – Biblioteca Virtual em Saúde – Homeopatia

Tags: ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: