Vitamina B12 – O que causa sua carência?

Categoria(s): Alimentos funcionais, Terapia antioxidante

Terapia antioxidante


Em muitas pessoas a carência da vitamina B12 provoca a anemia megaloblástica (anemia com células vermelhas grandes) referem poucas queixas, mas praticamente todas referem melhora após reposição de B12.  A parestesia – alteração de sensibilidade, com sensação de formigamento  nos dedos das mãos e pés é um dos sintomas mais comuns, que ocorre sobretudo nos pacientes diabéticos. As outras queixas são: cansaço, fôlego curto, perda de apetite, perda de peso, dores generalizadas. Alteração da pigmentação da pele, boca dolorida, diarréia e cefaléia – dor de cabeça, também pode ocorrer.

Outras manifestações: Rigidez muscular e fraqueza, dificuldade de micção com hesitação, jato urinário fraco ou mesmo retenção urinária; Constipação e hipotensão (decorrente de alteração do sistema nervoso); Irritabilidade, perturbação de memória, depressão leve e até alucinações.

O exame físico pode demonstrar: Palidez, língua lisa, careca, olhos amarelados (em 13% dos pacientes).
Pode haver reflexos exagerados ou paralisia flácida.
Nos casos de anemia grave os pacientes podem ter insuficiência cardíaca: sopro cardíaco, veias do pescoço distendidas, tornozelo inchado e aumento do tamanho do coração.

Tags: , , , , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: