Fósforo – O excesso no sangue, o que pode ser?

Categoria(s): Distúrbios endócrinos, Distúrbios metabólicos, Terapia antioxidante

Terapia antioxidante – Caso para interpretação clínica

  • Mulher de 42 anos se apresenta para consulta médica com queixa de fadiga crônica e cãimbras nas mãos e pés. No exame físico apresenta o sinal de Chvostek e Trousseau. O nível de cálcio sérico é de 7,1 mg/dL e o fósforo de 5,1 mg/dL; hormônio paratireoidiano sérico(PTH) 92 pg/ml (normal, 10 a 65 pg/ml).
Qual o diagnóstico mais provável?
O nível sérico baixo de cálcio e nível sérico alto de fósforo, os diagnósticos mais prováveis são: hipoparatireoidismo, pseudo-hipoparatireoidismo ou insuficiência renal. Porém, o nível do PTH é alto (hiperparatireoidísmo secundário). Esta combinação é sugestiva de um estágio de resistência de órgão-alvo ao efeito do PTH, tanto pseudo-hipoparatireoidismo quanto resistência do PH associada a insuficiência renal crônica.

O primeiro passo é descartar a insuficiência renal verificando a função renal. Se a creatinina sérica estiver normal, outros testes para pseudo-hipoparatireoidísmo devem ser feitos. Embora o pseudo-hipoparatireoidismo seja um distúrbio hereditário, pode apresentar sintomas nos adultos. Alguns pacientes têm características somáticas, tais como baixa estatura, calcifica’cão subcutânea ou ossos metacarpiais encurtados.

O diagnóstico pode ser confirmado mostrando-se que o fostato urinário não aumentam após a infusão de PTH. A hipocalcemia deve ser tratada com cálcio oral e vitamina D.

Osteomalácia – A osteomalácia que é um defeito na mineralização do osso que se apresenta com osteopenia, dor óssea e pseudo fraturas no exame radiológico. Ela está associada a deficiência da vitamina D, normalmente relacionada a má absorção de gordura ou perda de fosfato renal. Diferente do pseudo-hipoparatireoidismo, a osteomalácia apresenta hipofosfatemia, hipocalcemia e fosfatase alcalina freqüentemente elevada. A suspeita clínica de osteomalácia pode ser confirmada pela dosagem de vitamina D sérica.

O sinal de Chvosteck é um sinal indicativo de concentração reduzida de cálcio ionizado.

Referência:

Rudde RK – Hypocalcemia and hypoparathyroidim. Curr Ther Endocrionl Metab 1997;6:546-551.

Mallette LE – Pseudo hypoparathyroidism. Curr Ther Endocrinol Metab. 1997;6:577-581.

Tags: , , , , , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: