Intoxicação por silica – O que causa?

Categoria(s): Cuidados preventivos, Distúrbios respiratórios, Intoxicações, Programas de saúde

Intoxicação

A sílica é um cristal que pode ser encontrada em muitas formas na natureza, com na areia e nos mais variados produtos de cerâmica como vasos, louças, pratos e até cosméticos. Qualquer produto que contenha quartzo, até o aparentemente inofensivo talco (Silicato de magnésio), pode provocar Silicose se utilizado de forma inconveniente, pois a finíssimas particulas podem ser aspiradas e atingem os alvéolos pulmonares e causando as chamadas pneumoconiose, graves doenças crônicas dos pulmões que causam a insuficiência respiratória. Também tem sido observado o aparecimento de tumores malignos nos pulmões ou na pele nas pessoas exposta ao pó de silica por muito tempo, como nos trabalhadores de cerâmicas.

Devido a Fibra Cerâmica ser um produto com contem sílica, pode existir a possibilidade de alguém manusear estas fibras de forma inadequada (cortando, desfiando, etc.) sem a proteção necessária e estar sujeita a uma silicose, da mesma forma que alguém manuseie inadequadamente qualquer outro produto que contenha sílica, reiterando, até o simples e inocente talco, que hoje é desaconselhado pelos médicos pediatras para seu uso na forma “antiga”, com verdadeiros banhos pelo corpo todo dos bebezinhos, formando uma nuvem de sílica em suspensão no ambiente e que era respirada por varias horas.

A silicose é considerada um grave doença ocupacional (doença do trabalho) que causa grande perda para o trabalhador e para o País.

Tags: ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: