Diverticulose – O que é?

Categoria(s): Distúrbios digestivos, Distúrbios genéticos

Dicionário

diverticulose é uma malformação congênita, na qual bolsas (divertículos) da mucosa intestinal se projetam através da parede muscular do intestino grosso.

A doença diverticular do colon é uma doença, cuja causa é a herniação da mucosa por defeitos nas camadas musculares. Esses defeitos costumam localizar-se nos pontos onde os vasos sangüíneos perfuram a parede muscular para chegar ao plano submucoso. Todos os vasos penetram em uma mesma posição, na face mesentérica das duas tênias cólicas laterais, de modo que os divertículos tendem a ocorrerem duas fileiras paralelas ao longo do colon. A provável origem dos divertículos é a força produzida pelo aumento da pressão intraluminal decorrente de um peristalse descoordenada ou um conteúdo luminal inadequado. A causa principal dessas alterações é uma dieta pobre em fibras.

A diverticulose está presente em aproximadamente 50% dos indivíduos com mais de 50 anos. O divertículo se forma por adelgaçamento da parede intestinal, pela ausência da camada muscular (figura). A diverticulite é resultante da inflamação da parede intestinal desse divertículo. O divertículo pode ser de dois tipos o verdadeiro, cuja parede é formada por tecido muscular e o falso formado apenas pela mucosa.

Tags: , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: