Dores no punho – O que pode ser?

Categoria(s): Distúrbios osteoarticulares, Medicamentos

Interpretação de um caso

  • Mulher de 68 anos vem ao consultório com queixa de dor na região radial do punho direito, agravada quando usa a mão, especialmente ao fazer trabalhos manuais (pintura, trico e croche). O uso de antiinflamatórios alivia as dores. No exame físico, observa-se dor a palpação da base do polegar direito, com limitação do movimento e crepitação. A dor não aumenta quando mobiliza o punho, com o polegar fechado dentro dele, em direção à ulna.
  • A radiografia da mão direita mostra estreitamento e erosão da primeira articulação carpometacarpiana.

Qual o tratamento indicado para a paciente?

artrose-punho

A articulação carpometacarpiana do polegar é uma localização bastante comum para osteoartrose sintomática e muitas vezes incapacitante. Outra causa comum de dor nessa localização é a tenossinovite de deQuervain. Ela freqüentemente se associa a aumento significativo da dor quando o polegar é envolto no punho e o pulso é desviado para o lado ulnar (sinal de Finkelstein).

Tratamento – Os pacientes normalmente preferem opções que os permitam continuar suas atividades de lazer e ocupacionais. Os exercícios de resistência, como apertar uma bola de borracha agravam os sintomas, portanto, é importante o repouso articular. O uso de antiinflamatórios não hormonais (AINEs) é o tratamento medicamentoso de primeira escolha para a da osteoartrite da articulação carpometacarpiana. Caso não seja bem-sucedido, a injeção intra-articular de glicocorticóide, acompanhada por algumas modificações das atividades manuais, pode evitar ou adir a necessidade de tratamento cirúrgico (artroplastia ou fusão).

A capsaicina tópica ou uma tala imobilizando o pulso e o polegar também pode ser usada nas fase agudas da doença.

Referências:

Carr MM, Freiberg A. Osteoarthritis of the thumb: clinical aspects and management. Am Fam Physician 1994: 50:995-1000.
Palmieri TJ, Grand FM, Hay EL, Burke C. Tratament of osteoarthritis in the hand and wrist. Nonoperative treatment. Hand Clin 1987;3:371-383.

Tags: , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: