MUSICOTERAPIA – Crianças com Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H)

Categoria(s): Cuidados preventivos, Distúrbios neurológicos, Distúrbios psiquiátricos

MUSICOTERAPIA – Crianças com Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

A musicoterapia é a mistura de sons, ritmos, harmonias e melodias no processo de aprendizado, comunicação, relacionamento e criatividade. Crianças que sofrem de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H), cujo principal sintoma é a dificuldade de ficar quieto e focar a atenção, podem experimentar a musicoterapia, como coadjuvante no tratamento do transtorno.

A música fornece um ambiente motivador, estimula os hemisférios do cérebro a trabalharem juntos para processar os estímulos auditivos; a atividade mental envolvida facilita o funcionamento cognitivo, favorecendo crianças com dificuldades de aprendizagem.

A musicoterapia trabalha além da concentração, organização, tranquilidade e autoestima, o domínio da atividade motora através das atividades musicais, pois todas envolvem o corpo. Oferece maior autonomia e segurança, além de aumentar a qualidade de vida. Tornando assim uma criança mais saudável na escola, na família e no trabalho.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade caracteriza-se por dificuldades na atenção e/ou inquietude e impulsividade. São crianças muitas vezes desorganizadas, impacientes, que não conseguem terminar uma atividade, se distraindo facilmente, apresentando um excesso de atividade motora e podendo apresentar comportamentos de isolamentos e dificuldades com a autoestima.

Referência:

Musicoterapia e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Blog do Espaço Dom Quixote [on line]

A Música Como Recurso para a Aprendizagem do Aluno Hiperativo [on line]

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