Saúde através das plantas – FUCUS (Fucus vesiculosus)

Categoria(s): Medicina das plantas

Saúde através das plantas – FUCUS (Fucus vesiculosus)

Fucus vesiculosus

Conhecida popularmente como Cavalo-marinho, Alface-do-Mar, Alga vesiculosa, Bodelha, Bodilhão, entre outros. O fucus é rico em oligoelementos como iodo, cobre, selênio, zinco, ferro e vitaminas C e do complexo B. Possui propriedades diurética, desintoxicante, antioxidantes, antibacteriana, antitumor e tônico endócrino.

O fucus é uma alga rica em iodo, por isso é indicada para o tratamento de hipotireoidismo, bócio e disfunções da tireóide. Pode ser utilizada no tratamento do reumatismo (por diminuir as dores nas articulações), tem ação reguladora no intestino (devido à presença de fibras mucilaginosas), fortifica o útero e regula menstruações.

O uso do fucus é indicado como coadjuvante em tratamentos de emagrecimento e obesidade por acelerar o metabolismo de glicose e ácidos graxos. Também é usado na fitocosmética como anticelulítico.

Contra Indicação – O fucus é contra indicado a pessoas alérgicas ao iodo, durante a gestação e lactação, em casos de hipertiroidismo, hipertensão e cardiopatias. Em altas doses pode ocasionar tremeor, aumento da pulsação e pressão sanguínea.

Tags: , , , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: