Suplemento Alimentar – O PAPEL DO MANGANÊS

Categoria(s): Alimentos funcionais, Atuação Preventiva, Cuidados alimentares

Suplemento Alimentar – O PAPEL DO MANGANÊS

O manganês é um oligoelemento que em pequenas quantidades é essencial para o ser humano. Asfontes mais ricas em manganês são os grãos integrais, leguminosas, nozes e chás. As frutas e vegetais são fontes moderadas.]

A concentração no organismo humano tende a ser alta em tecidos ricos em mitocôndrias. Absorvido no intestino delgado, sendo mais absorvido em mulheres que em homens. A excreção ocorre principalmente nas fezes após secreção no intestino através da bile.

O manganês é potenteantioxidante, ativa funções enzimáticas, importante para o desenvolvimento dos ossos e tecidos conjuntivos, síntese e metabolização de lipídeos e proteínas, previne osteosporose, diminui cansaço e fadiga, prevenção da esterilidade.

A deficiência do manganês diminui fatores coagulantes do sangue, aumenta os níveis sanguíneos de cálcio e fósforo, diminui função imune, afeta a capacidade reprodutiva e o metabolismo de carboidratos e proteínas. Pode ocasionar perda de peso, dermatite, náusea, vômito e aumento da pressão sanguínea.

O excesso de manganês pode ocasionar excitação psicomotora, irritabilidade, déficit de memória, insónia, dificuldade de concentração, anorexia, reduz a fertilidade, produz efeitos teratogênicos, má formação do sistema locomotor, aumento da taxa de mortalidade de neonatais e outros efeitos.

Referência:

Gerber GB, Leonard A, Hantson P. Carcinogenicity, mutagenicity and teratogenicity of manganese compounds. Oncology/Hematology 42: 25-34,2002.

Tags: , , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: