Suplemento Alimentar – PAPEL DO SELÊNIO

Categoria(s): Alimentos funcionais, Atuação Preventiva, Cuidados alimentares

Suplemento Alimentar – PAPEL DO SELÊNIO

O selênio é um oligoelemento necessário para o bom funcionamento do organismo. O mineral é encontrado principalmente na castanha do Pará, brócolis, couve, cogumelos, peixes, ovos cereais, cebola e alho. É absorvido no trato gastrointestinal e armazenado em maior concentração no fígado e nos rins.

O selênio ajuda a neutralizar os radicais livres, estimula osistema imunológico e intervém no funcionamento da glândula tireóide. Tem-se demostrado a existência de uma correlação entre o consumo de suplementos de selênio e a prevenção do câncer em humanos.

A deficiência do selênio pode causar mialgia, degeneração pancreática, sensibilidade muscular, maior suscetibilidade ao câncer. A quantidade de selênio no solo, que varia de região pra região, determina a quantidade de selênio nos alimentos de plantas que são cultivadas naquele solo. As terras em algumas partes da China, o que relaciona a alta taxa de mortalidade pela Doença de Keshan, que é caracterizada pelo aumento do coração.

O excesso de selênio pode causar vômito, fadiga, dermatite, unhas fracas, queda de cabelo e colapso vascular periférico, além de pode reduzir a conversão dos hormônios da tireóide, de T4 em T3.

Durante o inverno o corpo precisa ainda mais de selênio. Pode-se utilizar um suplemento alimentar, durante esse período.

Tags: , , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: