Depressão – Como entender

Categoria(s): Distúrbios psiquiátricos

Depressão

 

ansiedadeO mal da sociedade atual

Do ponto de vista médico, a depressão é uma doença que afeta o bem-estar físico e psíquico do indivíduo. Afeta o estado de ânimo, diminuindo a disposição para as atividades rotineiras e a forma de pensar, gerando pessimismo, sentimento de culpa e ruína.

A depressão produz  insônia, e perda do apetite. Pode levar a um desejo de isolamento em relação a família, amigos e colegas de trabalho. Pode, muitas vezes, gerar aumento de ansiedade e diminuição de interesse e prazer para realizar diferentes atividades.

Um transtorno depressivo não é a mesma coisa que um estado passageiro de tristeza. Sem tratamento, os sintomas tendem a piorar e podem durar semanas, meses e até anos. Todavia, a maioria das pessoas melhoram muito com um tratamento adequado.

As causas da depressão não se conhece, mas existe uma serie de fatores que podem desencadear a enfermidade. De um modo geral, existem evidências de um componente genético, que podemos denominar de  “vulnerabilidade biológica”, existindo pessoas com uma tendência maior para a depressão do que outros. Habitualmente, existem antecedentes familiares ou pessoais de depressão.

Na depressão há também evidências de fatores neuroquímicos contribuindo para a gênese do quadro. Isso é demostrado por alterações no funcionamento de substâncias químicas existentes em nosso cérebro, conhecidos como neurotransmissores, que são responsáveis pela transmissão do impulso nervoso. Na depressão o principla neurotransmissor envolvido é a serotonina.

Tags: , , ,

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: