Rinite alérgica – O que provoca?

Categoria(s): Distúrbios imunológicos, Distúrbios respiratórios

Rinite alérgica


Compreendendo o fenômeno

rinite

A rinite alérgica em geral é causada por produtos inalantes, produtos químicos e alimentos. Os inalantes costumam produzir uma resposta alérgica imediata após a exposição, tornando fácil a sua identificação. Os agentes inalantes costumam ser pólens, pêlos de animais, esporos de fungos e poeiras domésticas (cascas de ácaros e insetos). As alergias alimentares são mais difíceis de diagnósticar. Os sintomas de alergia alimentar fixa,surgem cada vez que o alimento é ingerido, e a alergia alimentar cíclica baseia-se na quantidade e frequencia que o alergeno é consumido.

Como produtos adicionados aos alimentos (aromatizantes, corantes, conservantes, educolantes, etc) são cada vez mais frequentes as alergias alimentares podem ser causadas por estes produtos e não pelo alimento em si.

Como ocorre a alergia

A pessoa sensível produz uma quantidade exagerada de anticorpos do tipo Imunoglobulina E – IgE na superfície das células inflamatórias (mastócitos e basófilos) existentes no sangue e tecidos. Quando os produtos que provocam a alergia  ligam-se à IgE, causam a liberação de mediadores químicos, tipo histamina, pelos mastócitos e basófilos, produtores dos sintomas da alergia. A rinite alérgica não costuma ocorrer na primeira vez que a pessoa tem contato com a agente produtor de alergia, mas depois que o organismo reconhece o micro-organismo ou produto como estranho a pessoa e as células de defesa (linfócitos e plasmócitos), produzem os anticorpos contra o agente estranho..

Tags:

Envio por Email Envio por Email




Deixe seu comentário:

Veja mais: